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terça-feira, 23 de outubro de 2012

Informe do II Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões

IMPORTANTES NOMES NACIONAIS DOS
ESTUDOS DAS RELIGIÕES ESTARÃO NO
II SEMINÁRIO VIDELICET

O evento, que se realizará entre 26 e 28 de novembro no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, terá a presença de vários nomes fortes do cenário acadêmico das áreas de História das Religiões, Ciências das Religiões e Teologia. Dentre eles, elencamos hoje os seguintes:
Valmor da Silva, professor da PUC-GO, Presidente de SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião), [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N987853]
Jonatas Meneses, Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas e Coordenador do Curso de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS), [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C509109]
Gilbraz Aragão, Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Vice-Presidente da Associação Nacional das Pós-Graduações em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N149435]
Marga Stroher, Coordenadora do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da SDH/Presidência da República, [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N968647]
Danielle Pitta, Professora do Núcleo de Estudos do Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Associação Ylê Setí do Imaginário, [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H6325]
Sonia Siqueira, Professora da Universidade de São Paulo (USP), fundadora dos modernos estudos inquisitoriais no Brasil e [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P496449]
Sylvana Brandão, Professora do Doutorado em História da Universidade Federal de Pernambuco, ex-presidente da Comissão de Estudos de História da Igreja da América Latina (CEHILA). [Lattes em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C43431]


AS VAGAS SÃO LIMITADAS. INSCRIÇÕES PELO BLOG:



quinta-feira, 11 de outubro de 2012




EVENTO: II Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões da UFPB. Será entre 26 e 28 de novembro de 2012 no auditório 411.
Conferências serão no final da tarde e à noite, Mesas serão à tarde e Mini-Curso será pela manhã.
Nomes de peso estarão conosco: Dr. Valmor Silva (PUC-GO, Pres. da Soter), Dra. Marga Stroher (Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da SDH/Presidência da República

), Dra. Sonia Siqueira (USP), Dr. Gilbraz Aragão (Unicap, Vice-Pres. da Anptecre), Dra. Danielle Pitta (UFPE), Dr. José Vaz (UFPB), Ms. David Pessoa de Lira, Ms. Ana Paula Cavalcanti e outros!!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Seminário: Em busca do significado do ser professor de Ensino Religioso




UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES


Equipe: Agnise Martins
              Rita Francisco de Oliveira
              Rivânia da Silva Carneiro
              Thalisson P. Lacerda
              Verônica Maria Silva

INTRODUÇÃO:
1- Em busca do significado do ser professor  de Ensino Religioso
- Da confessionalidade à diversidade
- Área de todos e área de ninguém
- Parâmetros Curriculares
- Modelos de ER
   
1.1 O MODELO CATEQUÉTICO:
É o modelo mais antigo, onde a religião gozava de hegemonia na sociedade.

-          Método: Doutrinação;

-          Característica principal: Proselitismo;

-          Consequências: Preconceito, intolerância, violência.


Percurso histórico do Ensino Religioso no Brasil
     - Jesuítas: Predominância de uma confissão sobre as outras;
     - Período Pombalino: Gênese do conceito de laicidade;
     - Os dias atuais

1.2 O MODELO TEOLÓGICO:
É o modelo que constrói num esforço de diálogo com a sociedade plural e secularizada e sobre as bases antropológicas.
-          Método: Indução;
-           Característica principal: Formação religiosa dos cidadãos;
-           Consequências: Catequese disfarçada.

1.3 O MODELO DAS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO:
Fornece referências teóricas e metodológicas para o estudo e ensino da religião como disciplina autônoma e plenamente inserida nos currículos escolares.
-          Método: Indução;
-           Característica principal: Educação do cidadão;
-           Consequências: Neutralidade científica.

1.4 EM BUSCA DO FENÔMENO IDENTINTÁRIO SER PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO
- Desafio atual dos professores de ensino religioso: difícil superação das concepções de modelo catequético e modelo teológico.
- A formação de professores de Ensino Religioso no contexto de João Pessoa- PB: desafio nos dias atuais e em medida com seus pressupostos epistemológicos e pedagógicos ainda em processo de construção
 - “a identidade não é um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto a identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão” (NÓVOA, 1995, p. 34)

Referências:
NÓVOA, Antonio. Profissão Professor. Porto Editora Ltda, Portugal, 1991
SILVA, Marinilson Barbosa da. Em busca do significado do ser professor de ensino religioso. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, João Pessoa, 2011. p.17-24. (Coleção Ciências das Religiões). 


( O presente trabalho aqui públicado foi apresentado pelos alunos do curso de Ciências das Religiões para a disciplina de Gestão e Política da Educação)